14

Rosicrucians - AMORC




Rosicrucians — A descrição da carta diz:

Os verdadeiros Rosacruzes não se anunciam, e seus poderes são recônditos de fato.


 Quando Você tem direito de tirar uma carta do tipo enredo, você tem 30 segundos para olhar atráves do seu baralho e escolher a carta que precisar. Está é uma ação para os Rosacruzes. Você deve embaralhar as cartas depois.







Poderiamos encontrar o inicio do Cristianismo e do Judaísmo atrás da AMORC


Mas.. O que é a "AMORC" Ordem Rosa Cruz ?

De acordo com seu manual Rosa Cruz,

A Ordem Rosa Cruz é uma organização mundialmente conhecida de caráter místico-filosófico que tem por finalidade fazer com que as pessoas descubram seu potencial interior, sendo auxiliado com fraternidade e com respeito à liberdade individual. A Ordem Rosa Cruz busca o conhecimento através do misticismo com processos psíquicos que ultrapassa as funções intelectuais do homem. Ensina o homem a traçar seu próprio caminho na vida e a mudar toda e qualquer situação com a habilidade de mudar.

Para receber ajuda da Ordem Rosa Cruz, é necessário que a pessoa se esteja em harmonia com o trabalho realizado no Grande Templo. O Grande Mestre da Ordem Rosa Cruz aconselha que todos se unam a esse trabalho diário. Para se juntar ao trabalho diário, a pessoa entre 08:00 até 08:20 tem que ir para um lugar tranqüilo e se elevar para se unir com os outros membros que também precisam da ajuda da Ordem Rosa Cruz.

Christian Rosenkreuz é conhecido como o fundador, nascido em 1375 na fronteira da Alemanha com a Áustria onde estudou e cresceu. Começou a viajar e após percorrer vários países viajou para o Egito onde conheceu os mistérios egípcios e assim fundou a Ordem Rosa Cruz.

Assim como a Maçonaria, a Ordem Rosa Cruz é uma sociedade secreta, seu símbolo é uma cruz negra com uma rosa vermelha no centro. A cruz representa o corpo humano com os braços abertos. No ponto em que o braço horizontal da cruz se une a madeira está sobreposta a rosa representando a personalidade-alma. A rosa desabrochada simboliza a evolução a medida que recebe a luz.
(Manual Rosa Cruz, p.235, 7ª edição,1981)



Origem da RosaCruz 

            Falar de sua origem é muito complicado, nem os próprios rosacruzes chegam a um consenso sobre o assunto. A princípio essa ordem teria surgido na Alemanha do século XVII,  o que pode ser comprovado através de documentos impressos. Mas recentemente foram encontrados escritos rosacruzes, anteriores ao nascimento da AMORC. O que sugere uma data mais antiga.
          Tradicionalmente seu nascimento teria ocorrido em algum período da era cristã. Entenda-se por tradicionalmente a história contada oralmente, de pai para filho.  
           Muitos rosacruzes acreditam que o fundador da fraternidade teria sido o faraó Akhenaton à quase três mil e quinhentos anos atrás. Este faraó teria recebido influências da escola-de-mistérios criada pelos altos sacerdotes do Egito antigo à quatro mil anos atrás.            
          A ordem obedece a um ciclo de atividades e outro de inatividades, onde assume uma postura de ações secreta ou não. Cada ciclo dura aproximadamente 108 anos. Hoje a Rosacruz se encontra em atividade desde 1915.
 


  O inicio = 4,000 anos atrás


Nesta época o velho Egito atingiu um grau elevado da sua evolução, a religião e os conhecimentos científicos se fundiram. Para preservar esses conhecimentos foram criadas as escolas-de-mistérios (mistério significa conhecimento), administrada  pelos sacerdotes que costumavam manter em segredo seus conhecimentos afim de controlar e ampliar seu poder sobre o faraó e seu povo. Portando na maioria das vezes não ocorria o registro em papiros desses mistérios.   


          O faraó Ahmose I ( 1580 a.C. ), foi o primeira a dirigir essa classe, antes governada pelos altos sacerdotes do Egito. 
Seu governo foi caracterizado pela introdução de princípios mas civilizados para o povo. Seus descendentes continuaram a dirigir a escola de mistério.
          Ahmose I foi sucedido por  Amenhotep I  e este por Thutmose I que teve uma filha Hatshepsut, que governou o Egito como um rei e também como co-regente com seu meio-irmão Thutmose II.

A primeira reunião
A primeira reunião teria ocorrido no dia 1º de abril de 1489 a.C., no Templo de Kanark. A partir desta data, passaram a se reunir todas as quintas-feiras subseqüentes. 
 
O primeiro nome da Fraternidade 
A princípio,  Thutmose III não  escolheu nenhuma denominação para o grupo. Posteriormente não foi usado nenhum nome parecido ou derivado da palavra rosacruz.   Essa Fraternidade não era a Rosacruz no sentido de hoje.  A Ordem Rosacruz apenas tem suas raízes na antiga Fraternidade do faraó Thutmose III.
 
O primeiro Simbolo
Thutmose III  usava sua insígnia pessoal, um escaravelho, que se tornou selo da ordem  e hoje é usado pelos rosacruzes. 


  Amenhopet IV

Após  A morte de Thutmose III, seu filho Amenhopet II passa a reger e assume os encargos do pai na fraternidade em setembro de 1448 a.C.. Em 1420 a.C. foi sucedido por seu filho, Thutmose IV, e este por Amenhopet III, que finalmente foi sucedido por seu filho Amenhopet IV, que particularmente é importante na história da Ordem Rosacruz. Considerado o primeiro Grande Mestre da Ordem, seu reinado é  marcado pela instauração do conceito monoteísta. Amenhopet IV nasceu no palácio real em Tebas, provavelmente no dia 24 de novembro de 1378 a.C. e sua mãe chamava-se Tii. Foi coroado aos 11 anos de idade. Seu pai construíra o templo de Luxor, dedicado a fraternidade. Na época de sua coroação o mestre era Thehopset e a fraternidade contava com 238 Frates e 62 Sorores. Amenhotep IV tornou-se Mestre por decreto do conselho, e a solenidade de foi realizada no templo de Luxor, no dia 9 de abril de 1365 a.C. ao pôr do sol.

Monoteismo

Amenhotep IV vivia em um país Politeísta (Crença em vários deuses), após obter altos conhecimentos iniciáticos e receber uma revelação de Deus que manifestou-se através do Sol. Ele instaurou aos poucos o Monoteísmo, a crença em um Deus único, criador de tudo o que existe. Esse deus chamava-se Aton, e acabou dando um novo nome ao faraó; Akhenaton (Devoto de Aton).   Foi ele quem construiu uma nova capital em El Amarna e um templo em forma de cruz dedicado à  Aton.


O templo em El Amarna

Neste templo vivia cerca de 236 Frates em regime monásticos. Eles usavam um cordão na cintura e viviam com a cabeça coberta. O sacerdote vestia um sobrepeliz de linho e tinha um corte de cabelo circular na cabeça.  (Talvez desta  instituição teria surgido outras, com regimes monásticos parecidos, como por exemplo a de São Francisco). 
 

A primeira Cruz
 Akhenaton introduziu a cruz e a rosa como símbolos e adotou a CRUZ ANSATA Como emblema a ser usado por todos os mestres da ordem. Ele faleceu no dia 24 de julho de 1350 a.C. 
          Historicamente  XVIII Dinastia do Novo Império Egípcio foi marcada por Akhenaton e sua luta contra o politeísmo e a crença em Amum.
O conceito de Monoteísmo; "crença em um Deus único e criador de tudo", vem de encontro com o movimento religioso monoteísta do povo  hebreu.      
         Com a morte de Akhenaton, terminou a primeira fase da Fraternidade. E os sacerdotes contrariados retomam o culto politeísta para agradar ao povo

A segunda Fase 


Havia planos estabelecidos para o surgimento de outros templos em vários países. Muitos intelectuais gregos buscavam o conhecimento da Fraternidade. Mas um estrangeiro se destacou; era Saloman. Um jovem oriundo da Palestina conhecido como Salomão o buscador. Ele chegou ao Egito por volta do ano 1000 a.C.  E acabou entrando para a escola-de-mistérios.  Mas ele não completou seus estudos. Foi conselheiro da casa real, no Delta. Mais tarde casou-se com a filha do rei e partiu para Palestina, onde construiu seu famoso Templo. 
             
Outro ícone que passou pelo Egito foi Moises, filho da tribo de Levi, educado no Egito e iniciado em Heliópolis, tornou-se alto Sacerdote da Fraternidade no reinado do Faraó Amenhotep. Após ter sido escolhido pelos hebreus para ser seu líder. Ele estabeleceu um novo ramo da Fraternidade. O dogma do "Deus Único", era interpretação da Fraternidade Egípcia e constituía ensinamentos do Faraó Akhenaton que fundara a primeira religião monoteísta conhecida pelo homem.


 
 Iniciados famosos

Teriam se iniciado nos mistérios da Fraternidade Rosacruz ; Hermes Trimegisto, Pitágoras, Plotino, Manheto, Heráclito, Parmênides e muitos sábios da antiguidade.  
Com a expansão do cristianismo a ordem também se expandiu, e muitas personalidades foram iniciadas; Carlos Magno, Raymond VI, Albert Magnus, Tomás de Aquino, Dante Alighieri, René, Bejamin Franklin, Thomas Jefferson, Walt Disney, Fernando Pessoa e muitos outros.

A ordem no Mundo

Carlos Magnos dirigiu uma grande escola de sábios. E em 804 fundou uma loja (templo de reunião), e o primeiro grande Mestre da França foi Frees que atuou de 883 a 899.  Frees sugeriu a criação de novas lojas na França e em outros países. 
          Em 1001, na França,  foi fundado o primeiro mosteiro já usando o nome Rosacruz.
         Nesta época a Alemanha ocupava o primeiro lugar em números de membros, depois vinha a França e em terceiro lugar vinha Inglaterra.
         O Egito passou a ter poucos membros. 
         Durante o século XII, a Ordem se desenvolveu na Alemanha, mas era secreta e inativa em suas manifestações externas. Este período de inatividade duraria cerca de 108 anos. Segundo muitos historiadores a fraternidade funcionava em períodos de atividades e outro de inatividade alternadamente e cada período duraria cerca de 108 anos, porém não se sabe  porque esses ciclos foram adotado. Parece que a cada novo ciclo a Ordem renasce e sem ligações com os ciclos anteriores.
            
O novo Ciclo



O novo ciclo teve início no ano de 1915, nos Estados Unidos, com a instalação do Imperador Harvey Spencer Lewis.

          A diferença nos ciclos de atividade e inatividade, variava de país para país.

Por isso quando a Fraternidade estava ativa na Alemanha, ela estava inativa na França. Esta falta de coincidências dos ciclos dificulta muito os estudos históricos para determinar a origem exata da Fraternidade em cada país.









A Maçonaria e a Rosacruz 

Em 23 de julho de 1623, para homenagear seus irmão maços que eram rosacruzes, foi instituído o Grau Rosa-Cruz, da Maçonaria .
 
 

Conclusão

É inegável a importância do faraó Akhenaton, com sua rebelião contra o Amunismo (religião politeísta),  e sua  luta a favor do Deus Único. Historicamente ele teria fundado a primeira religião monoteísta conhecida pelo homem.
Não se pode esquecer que Moises foi criado como filho de faraó, recebeu a educação de um herdeiro, freqüentou  as escolas egípcias e provavelmente as escolas-de-mistérios, onde adquiriu o dogma de Monoteísmo, crença em um Deus Único,  difundida por Akhenaton.





14 comentários:

  1. The order seeks knowledge through mysticism and psychic ability? Sounds a little outdated

    ResponderExcluir
  2. Akhenaton foi um faraó foda, alguns dizem que ele era um ET. D:

    ResponderExcluir
  3. Interessante, não conhecia essa ordem.

    ResponderExcluir
  4. Vou dar uma lida depois, não conhecia eles.

    ResponderExcluir
  5. Akhenaton era muito safo... aposto que nem morreu.

    ResponderExcluir
  6. muy bien!
    Y no hable espagnol.
    +1 nice post.. love MTG!

    ResponderExcluir
  7. wow man, that's pretty interesting. I've always been interested in the Illuminati, nice site you got here.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, vou procurar essas merdas pra comprar qualquer dia.

    ResponderExcluir
  9. Subitamente, minha cabeça está cheia de foda.

    ResponderExcluir
  10. Thats quite a long read quite in depth aswell

    I learned quite a few new things to say the least :]

    ResponderExcluir
  11. Akhenaton fodeu todo o Egito. A partir dele que as coisas começaram a decair, culminando com o fim da cultura egípcia. O que me leva a crer que os egípcios eram politeístas por uma boa razão.

    ResponderExcluir
  12. Rosicrucianism is really interesting., There's a book about it called Wisdom of the Mystic Masters.

    ResponderExcluir