14

Spontaneous Combustion - Combustão Espontânea


Spontaneous Combustion — A descrição da carta diz:

Assassinatos! Este é um ataque instantâneo para destruir qualquer personalidade, a qualquer momento. Ele não requer uma ação, seu Poder é 10, ou 15 se o alvo for do grupo mágico. Um único grupo de mágia pode usar a ação como ataque e adiciona ao seu própio poder.











Um corpo pode pegar fogo sem motivos aparentemente? A resposta pode ser bem pior do que você pode imaginar.



A combustão humana espontânea é um fenômeno no qual uma pessoa entra em uma completa combustão. Não provocada por alguma fonte externa de ignição.
Embora este fenômeno não seja compreendido pela ciência, estudiosos podem sugerir como uma causa da reação química do corpo. Moderadamente ambas as explicações mais comuns para este fenômeno são chamadas de “Efeito Pavio”. Um tipo raro de descarga elétrica estática.


O Primeiro Caso


Pelo que tudo indica, o  primeiro relato conhecido de um caso de CHE é de autoria do anatomista dinamarquês Thomas Bartholin que, em 1663, descreveu como uma mulher, em Paris, "foi reduzida a cinzas e fumaça" sem que o colchão de palha em que dormia, fosse danificado pelo fogo.

Tempos depois o francês Jonas Dupont relatou uma série de casos semelhantes, na obra "De Incendiis Corporis Humani Spontaneis" (1673).

No segundo quartel do século XIX, M. J. Fontelle reviu alguns casos perante a Academia Francesa de Ciências (1833), tendo observado que as vítimas tendiam a ser mulheres idosas que consumiam bebidas alcoólicas e que os danos do fogo não se estendiam aos materiais inflamáveis como alcool ou querosene próximos ou mesmo no corpo delas.



Teorias acerca do Fenômeno

Por: Howitworks

Para o corpo humano entrar em combustão, precisa-se de duas coisas: alta intensidade de calor e uma substância inflamável. Sob circunstâncias normais o corpo humano não possui nenhuma dessas características citadas, mas alguns cientistas têm especulações sobre uma possibilidade desses acontecimentos ao longo dos séculos.





Foto cedida por Amazon.com
No século XIX, Charles Dickens despertou grande interesse na combustão humana espontânea, usando-a para matar um personagem de sua novela "A casa abandonada" ("Bleak House"). Krook, o personagem alcoólatra, compartilhava da crença comum nessa época de que a combustão humana espontânea era causada por quantidades excessivas de álcool no corpo. Hoje existem diversas teorias. Uma das mais populares sugere que o fogo é iniciado quando o metano (gás inflamável resultante da decomposição de vegetais) acumulado nos intestinos entra em ignição estimulado por enzimas (proteínas no corpo que atuam como catalisadores para induzir e acelerar as reações químicas). Entretanto, muitas vítimas da combustão humana espontânea, sofrem mais danos na parte externa do que dentro de seus corpos, aparentemente contrariando essa teoria.
Outras teorias especulam que a origem do fogo poderia ser resultado de um acúmulo de eletricidade estática dentro do corpo, ou que proviria de uma força geomagnética externa exercida sobre o corpo. Um perito em combustão humana espontânea, Larry Arnold, sugere que o fenômeno resulta de uma nova partícula subatômica chamada 'pyroton' que, segundo ele, interage com as células para criar uma micro-explosão. Mas não existe nenhuma evidência científica provando a existência de tal partícula.
Até março de 2005, ninguém ainda havia provado cientificamente uma teoria que pudesse explicar a combustão humana espontânea. Qual a explicação para as histórias e fotos de pessoas que aparentemente se queimavam com um fogo vindo do interior do corpo, se os seres humanos não podem entrar em combustão espontânea?


 Possibilidades

A possibilidade fisica de uma CHE é remota. Cremar um corpo humano requer enormes quantidades de calor durante muito tempo. Não é fácil obter uma reação quimica no corpo humano que o faça entrar em ignição. O ponto de ignição da gordura é baixo, mas manter a combustão exige uma fonte externa. Se o defunto tiver comido uma grande quantidade de feno infectado por bactérias, pode ser gerado calor suficiente para o feno arder, mas pouco mais além dos intestinos e do estômago arderia.  


Há coisas que não podemos explicar porque não temos dados suficientes. Não parece benéfico especular sem termos bases para a nossa especulação. Alguém já tentou provocar a combustão de um cadáver? Algum funcionário de alguma funerária já presenciou uma CHE? Se sim, onde estão os relatórios? Ou tambem há uma conspiração de silêncio das casas mortuárias? Porque é que os corpos só ardem para policias?
Há mais questões a considerar. O fogo atinge mais de 90 graus Celsius. O corpo humano, quando vivo, está abaixo dos 40 Celsius. Um corpo tende a arrefecer para a temperatura do quarto onde se encontra. Se uma pessoa entrasse em combustão os sinais de aviso seriam enormes: uma sensação de queimadura de 100 graus Celsius. Se um corpo iniciasse a combustão seria dificil mantê-la exceto se o quarto estivesse muito, muito quente. De fato, o quarto deveria estar explodindo para manter o corpo em ignição. Uma vez o fogo começado, só é auto-suficiente se a temperatura criada pela combustão for igual ou superior ao ponto de combustão da substância que arde. Um corpo frio num quarto frio só se chamuscaria se entrasse em auto combustão.




 Videos

Abaixo temos alguns videos explicando e também debatendo sobre a combustão humana.

Todos os Créditos reservados aos Criadores e Publicadores.



[ Como funciona a combustão espontânea ]

- Howstuffworks

 

 


[ Programa Mistério. Combustão Espontânea ]

Tv Manchete, 1998.c

 

 

 

14 comentários:

  1. Como assim eu posso pega fogo do nada? agora fiquei com um medo do caralho.

    ResponderExcluir
  2. Cara leitor do coment a cima, tenha muito medo...muito '-'.

    adoreeei o blog e estou seguindo!!


    qnd tiver um tempinho, de uma passadinha no meu?


    bjooos

    http://cabecafeminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu olhei as fotos e pensei:

    O LOKO BICHO

    ResponderExcluir
  4. Puta que pariu. O único jeito de evitar isso é viver em um ambiente completamente sem oxigênio. Mas aí você morre! Caralho!

    ResponderExcluir
  5. Vi um documentário na Discovery que dizia que era realmente instantâneo, a pessoa não tem tempo nem de tentar apagar o fogo D:

    ResponderExcluir
  6. Medoooo....
    http://meninos-cor-de-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Mas o calor for menos de 500C o corpo cozinha e não vira cinzas.

    ResponderExcluir
  8. Caralho muito interessante! Já estou a bastante tempoe estudando sobre a nova ordem mundial e os illuminattis.

    Abraço. =]

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o seu blog..
    estou seguindo ^^
    visitem o meu tbm

    http://lovesongone.blogspot.com/

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Existe uma força desconhecida por trás que move essas combustões espontâneas, sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  11. Never played the game to be honest, but that one looks good. Plus spontaneous combustion must suck hahahah imagine burning from the inside out, there is not enough pepto to save your ass.

    ResponderExcluir
  12. My spanish is kinda bad :S But I love the game mate :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. It's been five years you published your comment here, maybe you do not vizualize my answer. My friend, this is not Spanish, is Portuguese, Brazilian Portuguese. Understand the difference.

      Excluir
  13. Caralho já pensou você agora no pc e zás.

    ResponderExcluir